Inaugurado o Escritório da RCCBRASIL na Sede Nacional: “o coração começa a pulsar”

Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (21), o Escritório Administrativo da RCCBRASIL na Sede Nacional do Movimento, às margens da Rodovia Presidente Dutra (Canas-SP). A cerimônia de inauguração foi aberta com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom João Inácio Müller, bispo da diocese de Lorena, seguida de homenagens, agradecimentos e o corte do laço inaugural.

Sob o sol da primavera que se aproxima e forte vento na Capela Nossa Senhora de Pentecostes, cerca de 150 pessoas, entre funcionários do Escritório, Conselho Nacional da RCCBRASIL, coordenadores e membros das dioceses vizinhas, representantes de empresas parceiras e autoridades locais celebraram com grande alegria, emoção e entusiasmo a Santa Missa que abriu a cerimônia às 8h30.

inauguracao04

No início da Santa Missa, os participantes foram acolhidos na pequena e importante diocese de Lorena (diocese na qual pertence o município de Canas), como denominou o próprio bispo celebrante. No dia de São Mateus, Dom João fez sua homilia destacando a figura do apóstolo. Levi, um homem pecador, cobrador de impostos, mas que ao ser chamado por Jesus, abandonou seu lugar lucrativo e cobiçado, desligando-se de tudo para ligar-se a Jesus.  

Levi, explicou o bispo, convidou Jesus e publicanos para uma refeição em sua casa. Quando questionado por que o Mestre se sentou com pecadores, Jesus responde: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9,12).

“Palavra encorajadora essa que saiu do coração de Jesus... Nosso Senhor veio para gente que se reconhece pecador, que se reconhece distante Dele. Quando alguém já não se acha mais pecador é porque está longe de Deus”, pregou o presbítero. O bispo ainda concluiu: “quando estamos longe da luminosidade, tudo fica lusco-fusco. Quando chegamos pertinho, percebemos a claridade da luz e vemos que permanecemos iguais”.

Comparando com os dias atuais, o bispo destacou que, a exemplo da história de Mateus, muitas pessoas dentro das nossas igrejas se acham justas, olhando e falando prioritariamente o que é mal do irmão. “Pode parecer escandaloso, mas, a verdade é que Jesus aceita o pecador. Não só depois que se converteu, porém, enquanto está no pecado. Jesus ama o pecador, acolhe e o abraça.... Jesus não perdoa o pecador porque ele se converteu. Entretanto, perdoa para que esse pecador se converta”, diferenciou.

No final da homilia, um pedido: “Que nós tenhamos coragem de falar para nós e para os outros. Que tenhamos a coragem de ir ao encontro daqueles que não nos aceitam, que não querem saber de nós, falar com aquelas nas quais normalmente não transitamos, nem são da nossa convivência”. Nesse momento, o bispo partilhou sua experiência na diocese de Lorena e comentou que a RCC tem muito contribuído com a missionariedade, indo a lugares pouco alcançados.

Durante ofertório foram ofertadas as vidas de todas as pessoas que contribuem com a construção da Sede Nacional. De maneira concreta, foram entronizados os Livros de Ouro e uma placa, fruto da Campanha do Palco. A placa e livros contêm os nomes dos participantes dessa campanha. Eles foram preparados em forma de gratidão e, ambos, depositados na capela interna do novo Escritório, embaixo do palco (lembre-se da campanha do palco clicando aqui).

No final da celebração, Augusto Ferreira (gerente geral do Escritório Nacional da RCCBRASIL), acolheu todos os presentes, especialmente o Conselho Nacional, sacerdotes, autoridades e parceiros do Movimento. Augusto partilhou a emoção e alegria dos funcionários ao entrarem na Sede Nacional. Destacou também que essa alegria irradia todo o Brasil. “O sonho se torna realidade. Colocamos os pés no lugar que é nosso, tomamos posse, entramos e nós ficaremos!”, exclamou o gerente.

Em seguida, Lucemir Amaral, prefeito do município de Canas, destacou a contribuição da Renovação Carismática no município. O prefeito expôs aos presentes os planos de acesso à Sede Nacional, pela Rodovia Presidente Dutra. Ele partilhou com todos o bem que a RCC fez na sua vida pessoal, todavia, especialmente os bens gerados para a cidade. “Eu acredito que a RCC veio para contribuir com a Igreja e ajudar na salvação de almas. Eu agradeço imensamente tudo que ela fez na cidade de Canas”.

Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, agradeceu primeiro a Deus, o Santo dos santos, que permitiu toda essa graça na vida do Movimento. Ela também manifestou a alegria de receber Dom João como celebrante da Santa Missa. Katia relembrou a primeira vez, em 2010, quando pisou nessa terra. Ela agradeceu todas as pessoas do Movimento que contribuem com a Sede e, também, destacou e agradeceu ao Conselho Nacional anterior, que deu o primeiro passo para essa vitória. Katia também associou essa conquista com o tempo privilegiado que vive o Movimento: “Realmente, esse é um momento especial. É no ano do Jubileu de Ouro da RCC do mundo que o Senhor nos dá esse sinal. Essa cerimônia não é apenas a inauguração de um espaço, ela é um sinal de Deus para esse Movimento gerado e suscitado por Ele há 50 anos na Igreja Católica Apostólica Romana”. A presidente ressaltou que tudo acontece no tempo do Senhor. “É a partir da mão, braço forte, e orientação Dele que essa obra vai se erguendo passo a passo”, proclamou.

A presidente relembrou uma das profecias a respeito da Sede Nacional: “O Senhor escolheu esse vale fértil, o Vale do Paraíba, para ser aqui onde coração da Renovação Carismática Católica do Brasil possa pulsar, aqui, na proteção da Virgem Aparecida”.

tAo som de “Tempo de abundância”, música tema da Sede Nacional, os carismáticos foram em procissão da Capela Nossa Senhora de Pentecostes ao Escritório Nacional. Para inaugurar oficialmente as instalações, Katia Roldi Zavaris e Dom João fizeram o corte do laço inaugural, em seguida, os participantes puderam conhecer o novo Escritório. O espaço foi aspergido com água abençoada e também a capela foi inaugurada.

Um sonho que toma forma

Na história da construção da Sede Nacional, uma das moções dadas pelo Senhor “Só ao homem de Deus é dada a capacidade de ver” (cf. II Reis 6, 8-17) motivou os carismáticos a vislumbrarem e edificarem esse sonho. Na passagem, Deus dá ao profeta Elias a capacidade de ver carros e cavaleiros de fogo ao redor da cidade para protegê-los, um exército celestial muito maior que o exército que o rei da Síria havia enviado para combatê-los. Hoje, somos esse povo que consegue enxergar essa grande maravilha, o Senhor combatendo conosco e nos dando a vitória da Sede Nacional sendo edificada e chegando perto do seu objetivo.

Muitas lutas e dificuldades têm sido enfrentadas desde então, mas em tudo, as portas abertas pelo Senhor continuam nos levando a entrar nas promessas Dele para a RCC do Brasil. Já é possível ver quanta coisa aconteceu até aqui: a capela dedicada à Nossa Senhora de Pentecostes que está erguida, o Centro de Eventos que recebeu colunas, cobertura e a base do palco, além de alguns banheiros e a terraplanagem do local, essa última que já está em grande parte finalizada.

altO novo escritório possui 580m². A construção consiste em uma sala para estoque dos produtos da RCCBRASIL, três salas de trabalho, um salão no qual os departamentos funcionarão em ilhas. No Escritório foi construída uma pequena capela, de cerca de 8m². Além disso, o prédio conta também com uma sala de reunião, recepção, copa e banheiros. Na frente há um show room com os produtos da Editora RCCBRASIL, para que os visitantes também possam conhecer e adquirir os materiais de evangelização produzidos pela Editora RCCBRASIL.

Durante um momento de oração com os funcionários, no dia 18/09/2017, o gerente geral do Escritório, Augusto Ferreira,  destacou a importância da compreensão que a inauguração é um novo tempo para a RCC de todo o Brasil. É a parte administrativa que entra na Sede Nacional, mas, simbolicamente, todos os carismáticos do país já podem viver e celebrar essa grande vitória, afinal “...mais que Departamentos e CNPJ, somos cristãos, somos Renovação Carismática Católica”, destacou o gerente.